Keir Starmer depende envio de tropas com "garantia" de segurança dos EUA

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, reiterou a disponibilidade do Reino Unido para enviar tropas para a Ucrânia se for alcançado um acordo de paz, mas exigiu que os Estados Unidos forneçam uma "garantia".

Notícia

© Getty Images

Lusa
17/02/2025 19:49 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

Ucrânia

Em declarações aos jornalistas após um encontro com líderes em Paris, transmitidas pela estação pública BBC, Starmer aceitou que os países europeus terão de assumir maior responsabilidade tanto em termos de despesa no setor da defesa como no reforço das capacidades militares.

 

Starmer vincou que o envio de soldados "ao lado de outros" militares de outros países só acontecerá "se houver um acordo de paz duradoura".

No entanto, acrescentou que "uma garantia de segurança dos EUA é a única forma de dissuadir efetivamente a Rússia de voltar a atacar a Ucrânia".

O primeiro-ministro britânico confirmou que vai na próxima semana a Washington reunir-se com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para "discutir o que se considera serem os elementos-chave de uma paz duradoura".

Starmer disse também que pretende falar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, "nos próximos dias" e espera ter mais conversas com os aliados europeus quando regressar dos EUA.

Leia Também: Starmer vai encontrar-se com Trump em Washington na próxima semana

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas