"No decurso das operações ofensivas, as unidades do Grupo Norte libertaram 12 localidades", anunciou o Ministério da Defesa russo num comunicado citado pela agência francesa AFP.
As tropas russas recuperaram "mais de 100 km2 de território na região de Kursk" e as forças ucranianas sofreram 270 baixas, entre mortos e feridos, nas últimas 24 horas, disse o ministério, também citado pela agência espanhola Europa Press.
"A operação para destruir as formações das Forças Armadas ucranianas continua", acrescentou.
O anúncio de Moscovo ocorre depois de a Ucrânia ter lançado o maior ataque de 'drones' contra a Rússia, que envolveu 337 aparelhos sem tripulação.
Surge também no primeiro dia de conversações entre representantes ucranianos e norte-americanos na Arábia Saudita sobre a eventual negociação de uma trégua com a Rússia.
As forças ucranianas ocupam parte da região russa de Kursk desde agosto de 2024, mas já tinham perdido cerca de 40 por cento do território conquistado três meses depois.
O exército ucraniano anunciou na segunda-feira que estava a reforçar as tropas que combatem na região russa, face ao rápido avanço das tropas de Moscovo.
A Rússia intensificou nas últimas semanas a contraofensiva em Kursk e anunciou no fim de semana a tomada de mais sete povoações.
Em janeiro, o Ministério da Defesa russo disse que 63,2% (801 km2) do território da região de Kursk originalmente ocupado pelo inimigo (1.268 km2) tinha sido libertado, segundo a agência oficial russa TASS.
Leia Também: Ucrânia: Costa pede reforço da defesa na UE perante "enorme pressão"