UE diz continuar empenhada em garantir a exclusão de armas biológicas

A União Europeia (UE) mostrou-se hoje empenhada em continuar a "garantir que as armas biológicas nunca serão desenvolvidas ou utilizadas", no 50.º aniversário da Convenção sobre Armas Biológicas e Tóxicas.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/03/2025 18:06 ‧ há 3 dias por Lusa

Mundo

armas biológicas

"Continuaremos a promover de forma consistente e incansável a universalização, as medidas de construção de confiança e o reforço da Convenção", disse hoje o Serviço Diplomático da UE, num comunicado.

 

Na nota, a UE disse estar empenhada em "garantir que as armas biológicas nunca serão desenvolvidas, produzidas ou utilizadas", no respeito do espírito da Convenção que hoje celebra o 50.º aniversário.

Assinada em 26 de março de 1975, a Convenção sobre Armas Biológicas e Tóxicas -- que conta com 188 países membros - foi o primeiro tratado multilateral a proibir uma categoria de armas de destruição maciça, definindo normas contra o seu desenvolvimento, aquisição, armazenamento e utilização.

A diplomacia europeia reconhece que "os rápidos avanços científicos exigem uma maior vigilância e uma ação coletiva decisiva", mostrando-se "empenhada em reforçar a Convenção" e pedindo às organizações subscritoras para "redobrar os seus esforços e trabalhar em conjunto para aumentar a eficácia da convenção contra as ameaças globais em evolução".

Desde 2006, a União Europeia contribuiu com mais de 15 milhões de euros para apoiar a Convenção sobre Armas Biológicas, através de financiamento da Unidade de Apoio à Implementação, bem como através de esforços nacionais de implementação das suas determinações.

Leia Também: EUA apelam para a erradicação de todas as armas biológicas no mundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas