No Grande Corno de África, 107,5 milhões de euros serão utilizados para apoiar as pessoas mais vulneráveis da região, afetadas por conflitos e riscos naturais, que enfrentam deslocações forçadas, insegurança alimentar e nutricional e acesso deficiente a serviços básicos, com destaque para conflito no Sudão.
As regiões da África Central e Ocidental irão receber uma verba de 150,6 milhões de euros que apoiará a resposta humanitária nos países diretamente afetados pela insegurança e pelos conflitos atuais.
Cerca de 70 milhões de pessoas no Grande Corno de África precisam urgentemente de ajuda humanitária, o que representa mais de um quinto das pessoas necessitadas em todo o mundo, recorda a Comissão Europeia.
As principais causas das necessidades humanitárias continuam a ser os conflitos e os riscos naturais. O conflito no Sudão constitui um importante fator de necessidades humanitárias, tanto no país como na região.
A África Ocidental e Central continua a ser uma região afetada por crises humanitárias complexas e, na sua maioria, prolongadas, em que o Sahel Central e a região do Lago Chade constituem o foco dos conflitos.
O financiamento será utilizado para assistência alimentar e de subsistência, nutrição, cuidados de saúde, água, saneamento e higiene e educação, entre outros.
Com esta nova verba, a resposta humanitária total da UE em África ascenderá a 750 milhões de euros em 2025, segundo o executivo comunitário.
Leia Também: Lucro do Afreximbank sobe 29% em 2024 para 973,5 milhões de dólares