UE envia 258 milhões para ajuda de regiões do Corno de África e do Sahel

A União Europeia (UE) vai enviar mais 258 milhões de euros de ajuda humanitária para as regiões do Grande Corno de África e do Sahel e Lago Chade, anunciou hoje a Comissão Europeia.

Notícia

© Reuters

Lusa
14/04/2025 12:52 ‧ ontem por Lusa

Mundo

União Europeia

No Grande Corno de África, 107,5 milhões de euros serão utilizados para apoiar as pessoas mais vulneráveis da região, afetadas por conflitos e riscos naturais, que enfrentam deslocações forçadas, insegurança alimentar e nutricional e acesso deficiente a serviços básicos, com destaque para conflito no Sudão.

 

As regiões da África Central e Ocidental irão receber uma verba de 150,6 milhões de euros que apoiará a resposta humanitária nos países diretamente afetados pela insegurança e pelos conflitos atuais.

Cerca de 70 milhões de pessoas no Grande Corno de África precisam urgentemente de ajuda humanitária, o que representa mais de um quinto das pessoas necessitadas em todo o mundo, recorda a Comissão Europeia.

As principais causas das necessidades humanitárias continuam a ser os conflitos e os riscos naturais. O conflito no Sudão constitui um importante fator de necessidades humanitárias, tanto no país como na região.

A África Ocidental e Central continua a ser uma região afetada por crises humanitárias complexas e, na sua maioria, prolongadas, em que o Sahel Central e a região do Lago Chade constituem o foco dos conflitos.

O financiamento será utilizado para assistência alimentar e de subsistência, nutrição, cuidados de saúde, água, saneamento e higiene e educação, entre outros.

Com esta nova verba, a resposta humanitária total da UE em África ascenderá a 750 milhões de euros em 2025, segundo o executivo comunitário.

Leia Também: Lucro do Afreximbank sobe 29% em 2024 para 973,5 milhões de dólares

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas