A NewsGuard descobriu que da estrutura de ensino deste curso fazem parte "especialistas" que difundem desinformação regularmente.
Entre os supostos difusores de notícias, a organização destaca a presença de um comentador irlandês e correspondente da RT que apresentou 23 narrativas comprovadamente falsas sobre a guerra na Ucrânia, narrativas identificadas e desmentidas pela NewsGuard.
Marca ainda presença o diretor da RT, Alexey Nikolov, que foi sancionado pelo Reino Unido por espalhar propaganda russa sobre a guerra.
Este sistema de formação da RT foi lançado em fevereiro de 2024, inicialmente apenas para jornalistas na Ásia, mas agora "tem como alvos falantes de inglês nos EUA e na Europa", sendo que especialistas em desinformação "dizem que o curso visa promover os interesses da Rússia no exterior".
O Centro de Combate à Desinformação da Ucrânia dizem que - "os cursos da RT -- mais uma ferramenta na guerra de informação da Rússia" - têm como objetivo "atrair profissionais estrangeiros para o espaço de media russo".
"Isso ajudará a construir uma rede de jornalistas leais ao Kremlin", dizem.
"É altamente improvável que este seja um curso de jornalismo autêntico", referiu à organização o diretor de pesquisa do Centro Africano de Estudos Estratégicos do departamento de defesa dos EUA, Joseph Siegle.
A RT conta com uma pontuação de confiança de 20/100 no 'ranking' da NewsGuard, pois "o 'site' publicou repetidamente informações falsas ou flagrantemente enganosas", sendo que "as afiliadas inglesas, francesas, alemãs e espanholas da RT apresentam um total de 116 alegações falsas".
Em 08 de abril, o media russo anunciou que "300 profissionais de media de todo o mundo" inscreveram-se no seu curso de treino em jornalismo internacional, que acontecerá entre os dias 07 de abril e 16 de maio.
Através de 'workshops', o curso pretende ensinar a "desenvolver e criar notícias envolventes" e "como detetar falsificações e maneiras de verificar fontes", permitindo aos participantes receber um certificado de media oficial da RT.
A NewsGuard é uma organização especializada na luta contra a desinformação que explora notícias e a forma como a desinformação se espalha 'online', com o objetivo de descobrir as forças que moldam as narrativas falsas disseminadas na internet.
Leia Também: 'Sites' russos que se fazem passar por media credíveis estão a aumentar