Passaportes do Bangladesh voltam a explicitar proibição de viajar para Israel

O governo interino do Bangladesh ordenou o restabelecimento da proibição explícita de os seus cidadãos viajarem para Israel, uma nação que o país de maioria muçulmana não reconhece oficialmente, e que voltará a figurar nos passaportes, foi hoje divulgado.

Notícia

© Pixabay

Lusa
14/04/2025 15:18 ‧ ontem por Lusa

Mundo

Médio Oriente

A ordem foi emitida na semana passada numa carta do Ministério dos Assuntos Internos ao diretor-geral do Departamento de Imigração e Passaportes, noticiou hoje o meio de comunicação social do Bangladesh The Daily Star, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

 

De acordo com a medida do governo temporário, chefiado desde agosto último pelo Prémio Nobel da Paz (2006) Muhammad Yunus, todos os passaportes do Bangladesh passarão a incluir a mensagem "este passaporte é válido para todos os países do mundo, exceto Israel".

Até 2021, era obrigatório que todos os documentos de viagem contivessem esta declaração, mas o governo da antiga primeira-ministra Sheikh Hasina ordenou a sua remoção para manter os padrões internacionais do documento.

No entanto, afirmou que o impedimento aos cidadãos do Bangladesh de viajarem para Israel permaneceria em vigor.

Nos últimos dias, o Bangladesh tem assistido a várias manifestações de massas em apoio da Palestina e contra Israel devido ao conflito em curso na Faixa de Gaza.

Na manifestação mais recente, realizada no sábado passado, uma das principais exigências dos organizadores era o restabelecimento da isenção de Israel nos passaportes.

Leia Também: Bangladesh pede a Trump suspensão por 3 meses de tarifas aduaneiras

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas