Ucrânia: Desinformação atinge em março valor mais alto dos últimos 2 anos

A desinformação sobre a guerra na Ucrânia registou em março o valor mais elevado nos últimos dois anos, representando 16% do total de desinformação detetada pelo Observatório Europeu dos Meios de Comunicação Digitais (EDMO).

Notícia

© Danylo Antoniuk/Anadolu via Getty Images

Lusa
15/04/2025 11:00 ‧ há 2 dias por Lusa

Mundo

Ucrânia

De acordo com o relatório mensal da EDMO, divulgado hoje, no mês de março, o número de notícias falsas sobre a União Europeia (UE) também aumentou dois pontos percentuais, passando de 7% para 9%.

 

"O aumento da desinformação sobre estes dois temas seguiu uma trajetória iniciada em fevereiro de 2025, quando uma importante mudança em matéria de política externa por parte da nova administração dos EUA abriu uma segunda frente de interferência na infoesfera da UE", lê-se no relatório.

Dos 1.888 artigos intercetados em março pelas 33 organizações que constituem a rede de verificação de factos, 303 (16%) centraram-se na desinformação relacionada com a Ucrânia e 169 (9%) sobre desinformação relacionada com a UE.

Além disso, 123 (7%) eram sobre desinformação referente à imigração, 88 (5%) sobre desinformação relacionada com a Covid-19, seguindo-se a desinformação relacionada com alterações climáticas, com 81 artigos (4%), 21 (1%) referentes ao conflito no Médio Oriente e 20 (1%) sobre desinformação relativa a questões LGBTQ+ e de género.

Segundo a organização, as percentagens de informações falsas sobre estes tópicos constantemente monitorizados permaneceram estáveis ou apresentaram apenas pequenas flutuações.

A percentagem de histórias de desinformação que utilizam conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) manteve-se em março, assemelhando-se aos valores de fevereiro, dos 1.888 artigos, 127 abordaram a utilização desta tecnologia na desinformação, representando 6% do total.

Leia Também: Enviado dos EUA a Moscovo descreve reunião com Putin como "convincente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas