"Continuem a fazer tudo por mim", diz refém em vídeo divulgado pelo Hamas

Elkana Bohbot, 36 anos, foi raptado do festival de música eletrónica. No dia do massacre, o israelita fazia parte da equipa de produção do evento e ajudou a evacuar o local e a tratar dos feridos durante o ataque.

Notícia

© Reprodução X/ Aviva Klompas

Notícias ao Minuto
20/04/2025 11:05 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Médio Oriente

No sábado, o Hamas divulgou mais um vídeo de propaganda de um refém que é mantido em cativeiro. Trata-se do refém Elkana Bohbot que está preso em Gaza há mais de 560 dias. 

 

No vídeo, que a família autorizou a ser partilhado, é possível ver Bohbot, perturbado e com uma aparência desnutrida, enquanto finge estar ao telefone com a sua mulher e filhos e lhes diz que sonha regressar a casa. 

"Continuem a fazer tudo por mim", diz o refém, de forma emocionada, e acrescenta que tem apelado ao estado, ao governo e a todos. 

"Também apelei às Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês). Ouvi dizer que eles estão a assinar petições para parar a guerra e nos libertar [...]. Eles preocupam-se mais do que o governo", continua. 

Elkana Bohbot refere ainda que a sua saúde não está boa e que tem medo de morrer. Dirigiu também uma mensagem ao seu irmão para que vá à Casa Branca e que peça ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o tirar de Gaza. 

Depois da família ter autorizado a publicação do vídeo de Elkana Bohbot, emitiu um comunicado, dizendo que estão "chocados e devastados". 

"No fim da Páscoa, a única coisa que estamos a viver é o oposto da liberdade. Quanto sofrimento pode uma pessoa aguentar? Estamos extremamente preocupados com a condição física e mental de Elkana. Todos conseguem vê-lo", diz o comunicado, citado pelo Times of Israel. 

A família apelou a "todos os envolvidos" que tragam os reféns "para casa" e que ponham um "fim ao sofrimento" deles e das famílias, assim como ao sofrimento de "todas as famílias judias do mundo". 

Elkana Bohbot, 36 anos, foi raptado do festival de música eletrónica. No dia do massacre, o israelita fazia parte da equipa de produção do evento e ajudou a evacuar o local e a tratar dos feridos durante o ataque. É pai de um rapaz de quatro anos.

Dos 251 reféns raptados em outubro de 2023, 58 ainda se encontram em cativeiro, dos quais pelo menos 34 foram declarados mortos pelo exército israelita.

Leia Também: Hamas divulga mais um vídeo do refém israelita Elkana Bohbot

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas