Pelo menos um morto e dois desaparecidos à passagem do tufão Vongfong

Uma pessoa morreu e duas outras continuam dadas como desaparecidas no Japão desde o início da semana, devido à passagem do potente tufão Vongfong, informaram hoje as autoridades nipónicas.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/10/2014 06:12 ‧ 14/10/2014 por Lusa

Mundo

Japão

Pelo menos 94 pessoas ficaram feridas em todo o país em incidentes relacionados com o Vongfong, que atingiu Okinawa no fim de semana e tocou terra na principal ilha do sul, Kyushu, na segunda-feira, informou a Agência Meteorológica do Japão.

A forte tempestade levou as autoridades locais a emitirem alertas de evacuação que abrangem mais de 800 mil residentes, segundo a NHK.

Com ventos de até 144 quilómetros por hora, o tufão passou pela zona de Fukushima cerca das 05:00 (21:00 de segunda-feira em Lisboa).

Fortes chuvas atingiram a central nuclear de Fukushima Daiichi, na costa nordeste do Pacífico, mas não foram reportados incidentes. "Não recebemos qualquer informação relativa a danos ou anormalidade", afirmou o porta-voz da operadora Tokyo Electric Power.

"Suspendemos o trabalho no terreno mas planeamos retomar as operações logo que se confirme a segurança da central", acrescentou.

O Vongfong, que diminuiu de categoria, estava por volta das 04:00 (hora em Lisboa) ao largo da costa nordeste do Japão, da qual se foi afastando.

As autoridades nipónicas advertiram para a ocorrência de chuvas torrenciais, inundações e deslizamentos de terras e pediram à população para que se mantenha alerta devido aos fortes ventos e ondas.

As companhias aéreas tinham previsto cancelar para hoje um total de 78 voos depois de, no dia anterior, tufão ter afetado 644, de acordo com a televisão pública NHK.

O Vongfong chega apenas uma semana depois do Phanfone, que atingiu uma grande parte do arquipélago, deixando 11 mortos ou desaparecidos.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas