Venezuela quer mudar hora para evitar noite antes das 18h30

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje que o seu Governo está a estudar mudanças no fuso horário local para evitar que o pôr-do-sol aconteça antes das 18:30 locais (meia noite em Lisboa).

Notícia

© Reuters

Lusa
01/11/2014 07:12 ‧ 01/11/2014 por Lusa

Mundo

Fuso

"Está a escurecer muito cedo (...) Pedi ao vice-presidente Executivo (Jorge Arreaza), que reveja a questão do fuso horário durante todo o ano e nas distintas regiões, porque chegámos às seis horas (da tarde, 23:30 horas em Lisboa), aqui está escuro e não deveria ser assim", disse.

O anúncio teve lugar no estado venezuelano de Lara (370 quilómetros a sudoeste de Caracas), durante a entrega de habitações sociais construídas pelo Governo venezuelano ao abrigo do programa assistencial Grande Missão Habitação Venezuela.

"Num horário do trópico, como o nosso, o anoitecer deveria acontecer às 18:30 ou 19:00", sublinhou.

Em 2007 o falecido Presidente Hugo Chávez atrasou o fuso horário local em 30 minutos, por considerar que contribuiria para a "saúde pública" da população, que passaria a levantar-se da cama com luz natural.

Atualmente a Venezuela tem uma diferença horária de quatro horas e meia em relação a Lisboa e de menos cinco horas e meia durante o Verão.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas