De acordo com a revista Galileu, ao longo dos últimos anos, diversos cientistas têm estudado a felicidade e as formas mais fáceis de a alcançar. Há comportamentos e hábitos que são mais associados a pessoas com um índice mais elevado de felicidade.
Tendo em conta esses estudos, há seis atitudes que nos aproximam da felicidade.
1. Tudo o que precisa é de amor
Gandhi, John Lennon ou Martin Luther King são alguns dos nomes que levaram à risca esta questão. Investigadores de Harvard analisaram 268 homens durante 72 anos e perceberam que as nossas formas de pensar mudam ao longo da vida, mas perceberam que o sentimento amoroso é transversal à idade.
Os relacionamentos são fundamentais para ser feliz, o amor entre companheiros, familiares e amigos aumenta os níveis de felicidade.
2. Seja solidário
Estudos comprovam que os níveis de satisfação e felicidade aumentam quando ajuda outras pessoas, quando se é solidário.
Cientistas observaram diversas ações do quotidiano e comprovaram que, a maioria das pessoas, fica mais feliz por comprar uma prenda para outra pessoa do que para si mesmo.
Contudo, os pequenos gestos aumentam ainda mais a felicidade, ajudar alguém é um meio de satisfação pessoal.
3. Seja grato
O sentimento de gratidão é um das grandes formas de alcançar a felicidade. Um estudo sugeriu que todos os dias anotássemos três coisas pelas quais estamos gratos.
O humor e o bem-estar no geral melhorou nas pessoas que se habituaram a fazê-lo diariamente já que a gratidão relembra-nos quais os aspetos positivos da vida e contribui para uma visão otimista.
4. Medite
Meditar proporciona foco, calma e produtividade. O cérebro tem a necessidade de parar e relaxar e esta é uma das maneiras de encontrar a felicidade.
Uma pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts revelou que os cérebros das pessoas que meditam parecem reprogramados para a felicidade, o que as fez aumentar as atividades ligadas à compaixão e diminuir o stress.
5. O descanso é fundamental
A maioria das pessoas trabalha demais e muito do tempo é passado na televisão e na internet porém dormir é fundamental.
As pessoas que dormem mais são mais positivas, pensam em memórias felizes e encaram as emoções negativas com menos sensibilidade.
O sono ou a falta dele influenciam o dia-a-dia, o sentido de humor, a produtividade e a maneira como se encara a vida.
6. Levante-se do sofá e mexa-se...
A prática de exercício físico torna as pessoas mais felizes e é vista como um bom tratamento para superar a depressão.