Antigo general jugoslavo preso em Montenegro para ser extraditado

Um general do antigo exército jugoslavo foi hoje preso em Montenegro com base num mandado de detenção emitido pela Croácia, que o envolve em crimes de guerra, disse hoje fonte oficial em Podgorica.

Notícia

© Reuters

Lusa
19/07/2015 18:55 ‧ 19/07/2015 por Lusa

Mundo

Croácia

Borislav Djukic, de 66 anos, da Sérvia, foi detido no aeroporto de Tivat (costa montenegrina), onde pretendia apanhar um avião para Belgrado.

As autoridades croatas suspeitam que o general Djukic cometeu crimes de guerra entre 1991 e 1993 na Croácia, durante o conflito (1991-95) naquela ex-república jugoslava.

Borislav Djukic foi presente a um tribunal em Podgorica, que decidiu mante-lo detido para extradição para a Croácia.

Na altura do conflito o general era adjunto do comandante do Estado-maior do exército dos independentistas sérvios da Croácia.

Foi testemunha de defesa no julgamento, no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, contra o antigo presidente sérvio e jugoslavo Slobodan Milosevic e contra o antigo líder político dos sérvios da Croácia Milan Martic.

Slobodan Milosevic morreu em 2006 em Haia, sem conhecer o veredicto, e Milan Martic, considerado culpado de crimes de guerra em 2007, cumpre uma pena de 35 anos de prisão.

À proclamação em 1991, pela Croácia, da sua independência face à Jugoslávia seguiu-se uma guerra entre as forças de Zagreb e os secessionistas sérvios apoiados por Belgrado . O conflito terminou em 1995 e provocou cerca de 20 mil mortos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas