Antes de o ataque protagonizado no metro de Bruxelas a 22 de março, existia uma ordem para encerrar a rede de metro mas a entidade que o poderia ter feito não recebeu essa ordem.
Um e-mail que ordenava o encerramento do metro de Bruxelas não chegou às autoridades competentes porque foi enviado para o endereço errado, segundo a a comissão parlamentar de inquérito belga, cita a CNN.
O centro de crise belga emitiu um alerta junto das autoridades às 8h50 de 22 de março (depois da primeira explosão na zona das partidas do aeroporto de Zaventem), que ordenava o encerramento do metro da capital e das principais estações de comboios do país. E 17 minutos depois, a polícia federal enviou um e-mail em que também ordenava o encerramento do metro.
Mas este foi enviado para um endereço incorreto pelo que não chegou à autoridade responsável por executar essa ordem. E o gabinete de crise só foi notificado do ataque na estação de Maelbeek às 9h11, hora a que a rede de metro acabou por ser encerrada e evacuada.
Talvez, se o e-mail tivesse chegado antes, o ataque na estação de metro poderia ter sido evitado. Recorde-se que morreram 16 pessoas na estação de Maelbeek.