Richard Spencer é o líder do movimento ‘alt-right’, um grupo norte-americano que tem ganho destaque em anos mais recentes, com algumas das suas posições extremistas, e que deu apoio a Donald Trump ao longo da campanha presidencial.
Na última sexta-feira, em Washington, durante a tomada de posse de Donald Trump, ficou novamente à vista a tensão que se vive atualmente nos Estados Unidos: Richard Spencer foi agredido enquanto falava às câmaras.
O nome de Richard Spencer tinha já tido destaque internacional em novembro passado quando a The Atlantic revelou um vídeo onde o víamos a discursar num comício do grupo alt-right.
A dada altura, Richard Spencer gritou ‘Hail Trump’, uma expressão que trouxe à memória de muitos o célebre “Hail Hitler”. Como resposta, os presentes fizeram a saudação nazi.
Embora já tenha defendido o que descreve como uma "limpeza étnica pacífica". Spencer insiste que não é racista nem tão pouco neonazi. No vídeo, momentos antes da agressão, é possível vê-lo a dizer isso mesmo a alguém que, fora das câmaras, o critica e insulta.
É então que um homem encapuzado surge no plano e o agride de forma violenta com uma cotovelada.
Richard Spencer abandonou rapidamente o local e o momento da agressão ficou gravado em vídeo e tem circulado entre meios de comunicação social estrangeiros mas também nas redes sociais.
Recorde-se que houve cerca de duzentas detenções nos Estados Unidos durante os protestos que decorreram durante a tomada de posse de Donald Trump. É neste ambiente tenso que divide boa parte do país que o milionário nova-iorquino se tornou o 45º presidente norte-americano.