O exemplo partiu da Dinamarca e está a correr o mundo. ‘All that we share’ (‘Tudo o que partilhamos’ em português) é o nome do vídeo da televisão dinamarquesa TV2Danmark que está a ser encarado como uma lição de vida. É, pelo menos, uma lição sobre inclusão.
Seja qual for a religião, género, classe social, raça ou profissão daqueles que o rodeiam, uma coisa é certa: há aspetos que partilham, apesar de, aparentemente, poder haver mais a separá-los do que a uni-los.
Foi isso mesmo que tentou (e conseguiu) mostrar uma estação de televisão da Dinamarca, ao colocar numa sala alguns grupos de pessoas que parecem diferentes mas, na verdade, depressa se mostram semelhantes.
Meia dúzia de questões sobre o dia a dia e a forma de encarar a vida – quem já foi o palhaço da turma ou quem é pai/mãe adotivo/a, por exemplo – foram suficientes para fazer deste vídeo uma aula sobre inclusão. E os elogios não param de chegar.
Partilhado pelo utilizador Dave George no seu perfil no Facebook, em apenas dois dias o vídeo foi visto por mais de 1,6 milhões de pessoas, conquistou 12 mil gostos e mais de 54 mil partilhas. Vale a pena ver.
Em Portugal, houve também quem o partilhasse nas redes sociais. É o caso do humorista Bruno Nogueira, que não deixa de parte o elogio "Well done, Denmark".