Tem sete anos, é um prodígio no futebol, mas não tem cidadania

Nong Pee mostrou os seus talentos num programa televisivo.

NotíciaVídeo

© Youtube / Syed Sohail Ahmed Shah

Inês Esparteiro Araújo
12/02/2017 13:12 ‧ 12/02/2017 por Inês Esparteiro Araújo

Mundo

Tailândia

Nong Pee, um rapaz de sete anos que já mostrou o seu talento para o futebol, está a ser tema de debate na Tailândia. Suwin, conhecido como Nong Pee, ficou 'famoso' depois de mostrar os seus dotes num programa televisivo ao acertar várias vezes no desafio de conseguir acertar com a bola na trave. Contudo, existe um problema.

Pee não pertence a nenhum Estado. Os seus pais são da minoria étnica Mon, que chegaram à Tailândia oriundos do Myanmar há alguns anos. Apesar de Nong ter nascido na Tailândia, o rapaz não tem cidadania tailandesa, nem no Myanmar ou em outro lugar.

Como a Tailândia não faz parte das convenções das Nações Unidas, nem de refugiados, Nong Pee não tem nenhum direito de acesso à educação, cuidados de saúde ou de obter um passaporte.

Depois do seu vídeo no programa de talentos ter sido visto por milhares de pessoas - levando muitos a classificá-lo como a futura estrela da seleção nacional - os donos tailandeses do Leicester City prometeram que iriam treinar o pequeno futebolista.

Mas, sem cidadania, o rapaz não pode jogar na equipa nacional ou em algum clube, visto que está impedido de viajar. "Eu quero jogar pela Tailândia e a minha posição é como avançado”, disse o prodígio à Sky News, que agora treina na academia Inter Thailand.

Mesmo assim, ativistas pelos direitos das pessoas sem cidadania na Tailândia já avisaram que de momento não existe nenhum mecanismo para que seja oferecido a Pee a cidadania. “Baseado-me nas leis que prevalecem atualmente, a Tailândia nunca deu cidadania a ninguém só por causa dos seus talentos ou habilidades. É uma situação diferente dos restantes países”, explicou Surapong Kongchantuk, advogado de imigração.

Apesar de todos os entraves, o seu treinador na academia está confiante que as leis mudem e “espera que o Leicester cuide bem dele e que o torne num grande jogador”.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas