Questionado pelos jornalistas sobre se a Rússia estará a testar os Estados Unidos com a alegada violação do acordo de controlo de armas, Donald Trump destacou a importância de manter boas relações.
Um conflito entre a Rússia e os EUA podia resultar num “holocausto nuclear como nenhum outro", alertou Trump numa conferência de imprensa na Casa Branca. "Somos um país nuclear muito poderoso e eles também".
“Se tivermos uma boa relação com a Rússia, acreditem, será uma coisa boa, não uma má”, reforçou, citado pelo Business Insider.
A questão surge depois de membros da administração de Trump terem dito ao New York Times que a Rússia instalou um sistema de mísseis-cruzeiro, em violação de um tratado de controlo de armas assinado com os Estados Unidos durante a Guerra Fria.
O Kremlin defende-se. O porta-voz, Dmitri Peskov, diz que se trata de uma acusação sem provas: “Ninguém acusou formalmente a Rússia de violar este tratado. A informação foi dada sem citar nenhuma fonte. A Rússia, sem dúvida, sempre esteve e continua a estar comprometida com as obrigações internacionais, incluindo este tratado”.