Os populares da ilha de Mindanao, a segunda maior ilha do arquipélago das Filipinas, estão apreensivos com os repentinos avistamentos de regalecos nas praias.
O regaleco, também conhecido como peixe-remo, é um peixe da família dos regalecídeos, cuja barbatana dorsal vai da cabeça até à ponta da cauda, pode medir entre dez a 17 metros de comprimento e vive nas profundezas do oceano – sendo por isso difícil um avistamento.
O último incidente registado, de acordo com o site ABS, aconteceu no sábado, conforme tem sido difundido pelas redes sociais.
O animal media cerca de 15 metros e deu à costa, acabando por morrer.
Esta não é, contudo, a primeira vez que acontece. No último mês foram avistados três destes animais, algo que não tem ainda explicação. O primeiro peixe do género a aparecer, em fevereiro, foi seguido por um terramoto, sendo esta talvez a razão dos receios dos locais.
O tremor de terra de magnitude 6,5 na escala de Richter atingiu o sul das Filipinas no dia 10 de fevereiro e ocorreu a 27 quilómetros de profundidade, segundo divulgou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Atingiu precisamente a ilha de Mindanao.