A imagem acima tornou-se viral durante o fim de semana. É uma daquelas capturas feitas no segundo certo, que acabam por se tornar símbolos.
A mulher na fotografia chama-se Saffiyah Khan e está a enfrentar com olhar desafiante e sorriso irónico um apoiante de uma organização de extrema-direita (EDL - English Defende League), que se manifestava em Birmingham, no sábado passado.
Um agente de autoridade encontra-se entre os dois, para tentar manter a ordem. Saffiyah indicou à Sky News que interveio para defender uma outra mulher, que estava cercada por um grupo de 25 homens.
Sometimes in this job you take a picture and instantly know it'll be popular...that wasn't the case this weekend! pic.twitter.com/jmAqtEso69
— Joe Giddens (@jjgiddens) April 10, 2017
O manifestante, por seu turno, queixou-se de que Saffiyah tinha interrompido o minuto de silêncio que estes faziam pelas vítimas de ataques terroristas. Uma alegação que a mulher nega.
A imagem da sua postura calma frente ao manifestante foi partilhada milhares de vezes nas redes sociais como uma espécie de símbolo da resistência ao preconceito e ao racismo que existe em muitos movimentos de extrema-direita.