Chechénia terá aberto campos de concentração para homossexuais

Chechénia é novamente acusada de violação de direitos humanos.

Notícia

© Getty Images

Anabela de Sousa Dantas
10/04/2017 22:54 ‧ 10/04/2017 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo

Polémica

Reporta o Daily Mail, citando a publicação Novoya Gazeta, que a Chechénia tem o primeiro campo de concentração para homossexuais, onde estes são torturados e até mortos.

Recorde-se que no início deste mês de abril, foi noticiado que a polícia chechena deteve mais de cem homens, alegadamente por serem homossexuais, e pelo menos três terão morrido.

É agora referido que foram criados vários campos de concentração onde os homossexuais são sujeitos a torturas como choques elétricos, sendo obrigados a deixar o país ou mortos.

“Há gays a serem presos e estamos a tentar evacuá-los dos campos. Alguns até já deixaram a região. Quem conseguiu fugir afirmou que chegou a estar em salas com mais 30 pessoas. Eram torturados com choques elétricos e agredidos. Por vezes, até à morte”, indicou a ativista russa Svetlana Zakharova.

Ramzan Kadyrov (na imagem), presidente da Chechénia, já foi acusado várias vezes de violação de direitos humanos. Um porta-voz oficial de Kadyrov rejeitou que estas informações fossem verdadeiras, quando foram primeiramente anunciadas, e afirmou que não existem homossexuais no seu país.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas