Imagens da capacidade de destruição da bomba lançada no Afeganistão

O vídeo mostra um teste realizado com a bomba GBU-43 em 2003.

NotíciaVídeo

© YouTube

Patrícia Martins Carvalho
13/04/2017 20:41 ‧ 13/04/2017 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo

Explosão

Aquela que é a apelidada como sendo a 'mãe de todas as bombas' foi lançada, esta quinta-feira, pela primeira vez, no Afeganistão.

Os Estados Unidos lançaram a GBU-43 na província afegã de Nangarhar numa zona de grutas dominadas pelos jihadistas do Estado Islâmico.

A mais potente bomba não-nuclear, que carrega cerca de 10 toneladas de explosivos, apenas tinha sido detonada anteriormente em testes levados a cabo em 2003.

Segunda informação da agência Lusa, a bomba foi desenvolvida para o Exército norte-americano por Albert L. Weimorts Jr., entretanto falecido, e começou a ser fabricada em 2001 no Laboratório de Investigação da Força Aérea.

Trata-se de uma bomba com um comprimento de 9,2 metros e um diâmetro de um metro, pesando 9,5 toneladas, dos quais 8,4 toneladas são explosivos de alta potência.

O diâmetro da explosão provocada por esta bomba atinge os 1,4 quilómetros e a destruição na zona de impacto provocada pela onda de choque é capaz de alcançar uma distância de 1,5 quilómetros do epicentro.

A bomba foi lançada hoje pela primeira vez em combate, uma vez que até agora apenas foi sujeita a testes, o primeiro dos quais em 2003 na Base da Força Aérea Englin, na Flórida. Um outro teste foi realizado a 21 de novembro do mesmo ano.

Uma das principais características desta bomba, a capacidade de atingir grandes profundidades e destruir construções, como túneis, esteve na origem da escolha.

A bomba GBU-43 consegue atingir túneis com grande precisão, tendo sido esta a razão da sua escolha, já que, segundo o general John W. Nicholson, comandante das forças norte-americanas no Afeganistão, os jihadistas têm estado a trabalhar em defesas subterrâneas em bunkers.

Esta bomba não nuclear é considerada a segunda mais poderosa, só ultrapassada pelo artefacto explosivo russo FOAB, conhecido como "o pai de todas as bombas".

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas