Movimento palestiniano Hamas escolhe novo líder para o gabinete político

O líder palestiniano Ismaïl Haniyeh foi eleito hoje para a direção do gabinete político do grupo Hamas, que detém o poder na Faixa de Gaza, anunciaram os meios de comunicação do movimento islâmico.

Notícia

© Reuters

Lusa
06/05/2017 14:26 ‧ 06/05/2017 por Lusa

Mundo

Ismaïl Haniyeh

"O conselho da shura do Hamas elegeu hoje Ismaïl Haniyeh como chefe do gabinete político do movimento", relataram os meios de comunicação.

Nascido em 1963, Haniyeh sucede no cargo a Khaled Mechaal, que cumpriu os dois mandatos máximos autorizados pelo movimento.

Ismaïl Haniyeh ganhou esta eleição, na qual enfrentou Moussa Abu Marzouk e Mohamed Nazzal, após uma votação por videoconferência dos membros da shura em Gaza, na Cisjordânia e fora dos territórios palestinos.

Um porta-voz do Hamas em Doha, onde está exilado Khaled Mechaal, confirmou a eleição de Haniyeh.

Ao contrário de seu antecessor, Haniyeh permanecerá no pequeno enclave, sob bloqueio israelita há mais de uma década, para dirigir o movimento islâmico.

O anúncio da nova liderança do Hamas acontece alguns dias depois de o movimento ter anunciado, pela primeira vez na sua história, uma mudança no seu programa político, no qual diz aceitar um Estado palestiniano limitado às fronteiras de 1967.

De acordo com especialistas, o grupo, que é denunciado por muitos como "antissemita", está a tentar voltar ao jogo das negociações internacionais para a criação de um Estado de Israel.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas