"May fez com que praticamente estas eleições fossem sobre o Brexit"

O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Sigmar Gabriel, considerou hoje que as eleições no Reino Unido condenam a posição "dura" da primeira-ministra britânica, Theresa May, em relação às negociações do 'Brexit'.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/06/2017 11:32 ‧ 09/06/2017 por Lusa

Mundo

Sigmar Gabriel

 

"A primeira-ministra Theresa May fez com que praticamente estas eleições fossem sobre o Brexit", disse Gabriel. "Penso que a mensagem que esta eleição deixa é: 'conduzam umas negociações equilibradas e pensem se é realmente vantajoso para o Reino Unido sair da União Europeia desta forma" dura, acrescentou o chefe da diplomacia alemã, citado pela agência France Press.

Declarados 649 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns, o partido Conservador elegeu 318, menos oito do que os necessários para uma maioria absoluta e menos 12 do que antes das eleições.

O partido Trabalhista adicionou 29 aos que possuía, somando 261 deputados.

O Partido Nacionalista Escocês conquistou 35 lugares, os Liberais Democratas 12 (+4), o Partido Democrático Unionista (Irlanda do Norte) 10 (+2), o Sinn Féin sete (+3), os nacionalistas galeses do Plaid Cymru quatro (+1), os Verdes um e foi eleito um independente na Irlanda do Norte.

Com estes resultados, o Reino Unido tem o que se conhece por "hung parliament", literalmente parlamento suspenso, em que nenhum partido consegue lugares suficientes para formar uma maioria absoluta e não poderá governar sozinho, precisando do apoio de outras formações políticas.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas