Foi revelada a imagem do homem que guiou o seu carro contra a multidão que no sábado protestava contra a marcha de supremacistas brancos, em Charlottesville, na Virginia. James Alex Fields Jr., de 20 anos de idade, será natural de Ohio e encontra-se já sob custódia policial.
IMAGE: Mugshot of man charged with ramming car into crowd in Charlottesville. pic.twitter.com/Q8sr6d3YKK
— The Spectator Index (@spectatorindex) August 13, 2017
O suspeito será acusado do homicídio de Heather Heyer, advogada estagiária de 32 anos de idade, que acabou por morrer em consequência do ato criminoso. James Alex Fields Jr. tinha sido fotografado no início do mesmo dia com um grupo de manifestantes neo-nazi, o 'Vanguard America', como pode ver pela imagem abaixo, divulgada pela Reuters.
Este incidente aconteceu após os violentos confrontos entre os nacionalistas que organizaram uma marcha no centro daquela cidade e os seus opositores, que contestavam este encontro de extrema-direita onde se viram bandeiras nazi e da Confederação norte-americana.
Heather Heyer estava na rua quando o carro abalroou a multidão, deixando também algumas dezenas de feridos. Um vídeo do momento foi, entretanto, partilhado nas redes sociais, onde se pode ver o carro a chocar contra a multidão e a fugir do local, enquanto é perseguido por alguns manifestantes.
Video of car hitting anti-racist protestors. Let there be no confusion: this was deliberate terrorism. My prayers with victims. Stay home. pic.twitter.com/MUOZs71Pf4
— Brennan Gilmore (@brennanmgilmore) August 12, 2017
Recorde-se que esta marcha foi convocada como forma de protesto contra a decisão das autoridades locais daquela cidade norte-americana em remover a estátua do general Robert E. Lee, que comandou o exército de Virgínia do Norte durante a guerra civil americana. Apoiante da Confederação, foi um opositor do direito de voto dos antigos escravos.