"Sabemos que seremos presos se formos extraditados. Estamos preparados"

“A Europa não pode ter presos políticos, não pode ter um governo legítimo na prisão ou em exílio”, atira Carles Puigdemont.

Notícia

© Reuters

Goreti Pera
07/11/2017 08:30 ‧ 07/11/2017 por Goreti Pera

Mundo

Carles Puigdemont

Carles Puigdemont deu uma entrevista à Catalunya Radio, na qual admitiu ter plena consciência de que será preso em Espanha se as autoridades belgas autorizarem a extradição.

“Todos sabemos que podemos acabar na prisão se for concedida a extradição. Estamos preparados para o caso de nos extraditarem”, afirmou o ex-presidente do governo catalão, que falava também em nome dos quatro ex-conselheiros que se mantêm na Bélgica.

A partir de Bruxelas, onde a rádio se deslocou para a referida entrevista, Carles Puigdemont explicou que “a Europa não pode ter presos políticos, não pode ter um governo legítimo na prisão ou em exílio”.

O líder catalão destituído criticou ainda o Governo espanhol pelo “pulso totalitário” aplicado desde o referendo à independência da Catalunha e atirou: “A nós, catalães, roubaram-nos uma legislatura, um governo e um parlamento”.

“Estão a violar os direitos humanos das pessoas que estão na prisão”, afirmou, referindo-se aos ex-conselheiros que se encontram em Espanha e que foram detidos. “Temos o direito de discutir sobre a constitucionalidade dos tribunais. De que têm medo?”, questionou.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas