Erdogan acusa Israel de ser um "Estado de ocupação" e "terrorista"

O presidente turco abriu a conferência extraordinária da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) acusando Israel de ser um "Estado de ocupação" e "terrorista".

Notícia

© Reuters

Lusa
13/12/2017 09:39 ‧ 13/12/2017 por Lusa

Mundo

Turquia

"Israel é um Estado de ocupação. Mais, é um Estado terrorista", disse o presidente turco na sessão da abertura da OCI em Istambul.

A OCI, composta por 57 países foi organizada pelo presidente turco Recep Tayyid Erdogan em resposta à declaração do presidente norte-americano, Donald Trump, que anunciou no dia 06 de dezembro o reconhecimento da cidade de Jerusalém como capital de Israel.

Pouco antes da abertura da cimeira, a Turquia apelava também à "comunidade internacional" a reconhecer Jerusalém Ocidental como capital do Estado palestiniano tendo a diplomacia turca urgindo aos países da Organização de Cooperação Islâmica a tomarem posição.

"Nós que reconhecemos Jerusalém Ocidental como capital da Palestina devemos incitar os outros países a reconhecerem o Estado palestiniano com base nas fronteiras de 1967, e com capital em Jerusalém Ocidental", disse o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas