O paraíso vai fechar portas aos turistas numa tentativa de reverter “décadas de danos feitos [aquela] região marinha e ambiente”, escreve o The Guardian
A praia de Maya Bay na ilha tailandesa de Koh Phi Phi Leh ficou mundialmente famosa após ter servido de cenário para o filme ‘A Praia’ do realizador Danny Boyle que tem Leonardo Dicaprio como protagonista.
Se quer viver na pele de Dicaprio durante as suas férias, é melhor que se apresse, uma vez que as autoridades locais vão interditar o acesso dos turistas aquela praia de junho a setembro. Medidas que já foram tomadas noutras ilhas da Tailândia.
Estima-se que Maya Bay seja visitada por cerca de cinco mil turistas diariamente, a maioria por via marítima, tendo maioritariamente, Phuket or Koh Phi Phi como ponto de partida.
“Quase 80% dos recifes de corais da Tailândia foram destruídos”, garantiu ao jornal Thon Thamrongnawasawat, diretor da faculdade de pesca da Kasetsart University de Bangkok. Thon defende o encerramento temporário da praia de Maya Bay, contudo, afirma que a “solução ideal” seria o encerramento permanente.
Curiosamente, quando Leonardo Dicaprio se deslocou até Maya Bay, vestindo a pele de um viajante, procurava encontrar um local paradisíaco intocado pela civilização. Ao que parece, esse já não é o caso da citada praia.