O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afastou o secretário de Estado norte-americano Rex Tillerson, noticia o jornal Washington Post, que teve acesso a um comunicado a dar conta desta decisão.
Rex Tillerson será substituído na liderança da política externa norte-americana pelo diretor da CIA, Mike Pompeo.
"Tenho orgulho em nomear o diretor da CIA, Mike Pompeo, como novo secretário de Estado", afirmou Trump no comunicado a que o Washington Post teve acesso. O ainda diretor da CIA, por seu turno, será substituído por Gina Haspel, a primeira mulher na história a liderar os serviços de inteligência norte-americanos.
Trump e Tillerson nunca tiveram, propriamente, uma relação fácil. O perfil mais 'institucional' do então secretário de Estado contrastava com o estilo de Trump, e várias vezes os dois trocaram acusações.
No entanto, Trump não deixou de agradecer os "14 meses" em que trabalharam juntos, desejando o "melhor" para o seu antigo secretário de Estado. Já Mike Pompeo agradeceu a oportunidade a Trump, considerando que o atual presidente "tornou a América mais segura".
"Estou profundamente agradecido ao presidente Trump por me ter permitido servir enquanto diretor da CIA e pela oportunidade de agora servir como secretário de Estado", disse Pompeo em comunicado. "A sua liderança [de Trump] tornou a América mais segura e espero representá-lo e ao povo americano perante o resto do mundo, de forma a promover a prosperidade da América", acrescentou.
Gina Haspel, por seu lado, agradeceu a "oportunidade" a Donald Trump e revelou-se honrada pela escolha. "Estou grata ao presidente Trump pela oportunidade e humilde pela sua confiança em mim para ser nomeada a próxima diretora da CIA".
Momentos depois da revelação, Trump recorreu ao Twitter para confirmar esta decisão, agradecendo a Rex Tillerson pelo trabalho desenvolvido e garantindo que Mike Pompeo fará "um trabalho fantástico".
Mike Pompeo, Director of the CIA, will become our new Secretary of State. He will do a fantastic job! Thank you to Rex Tillerson for his service! Gina Haspel will become the new Director of the CIA, and the first woman so chosen. Congratulations to all!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 13, 2018
"Mike Pompeo, diretor da CIA, será o nosso novo secretário de Estado. Ele fará um excelente trabalho! Um obrigado a Rex Tillerson pelo serviço prestado. Gina Haspel será a nova diretora da CIA, e a primeira mulher escolhida para tal. Parabéns a todos!", escreveu o presidente norte-americano.
Segundo o Washington Post, Trump já tinha pedido o afastamento de Tillerson na passada sexta-feira. Uma das causas apontadas para esta saída é a questão diplomática entre Washington e Pyongyang, estando previsto para maio um encontro entre o presidente norte-americano e o seu homólogo da Coreia do Norte, uma decisão que não passou por Tillerson, que terá ficado desconfortável.
A outra causa, nas palavras do próprio Donald Trump, é que presidente e secretário de Estado estavam em desacordo relativamente à questão do nuclear do Irão. Tillerson seria apoiante do acordo, assinado por Barack Obama, ao passo que Trump é um feroz opositor.
[Notícia atualizada às 15h17]