"Não podemos baixar a guarda perante um Estado cada vez mais autoritário"
Numa mensagem gravada na prisão onde está detido na Alemanha, Carles Puigdemont apela aos catalães para continuarem a luta pela independência.
© Reuters
Mundo Carles Puigdemont
Carles Puigdemont encontra-se preso há cerca de uma semana mas não baixa os braços na sua cruzada pela independência da Catalunha. Numa mensagem de voz gravada durante a visita que recebeu do deputado alemão Diether Dem, do partido de extrema-esquerda Die Linke, o antigo líder da Generalitat realçou o comportamento autoritário do estado espanhol, de acordo com a BBC.
“Como mensagem, gostava de dizer que temos de continuar. Temos de continuar como somos, defendendo os nossos direitos que são reconhecidos pelas Nações Unidas, pois temos total direito de decidir o nosso futuro”, afirma Puigdemont.
“Não podemos baixar a nossa guarda perante um Estado que está a tornar-se cada vez mais autoritário e que está a limitar os nossos direitos. Vamos continuar a fazer as coisas como fazemos, de uma forma não-violenta e civilizada como temos mostrado ao mundo nos últimos anos. É assim que os catalães fazem as coisas”, acrescentou.
O antigo líder catalão reforçou esta ideia num tweet com um link da Catalunya Radio onde se pode ouvir a sua mensagem áudio.
▶️ Hem de continuar endavant, estem defensant els nostres drets reconeguts a @UN. Tenim tot el dret del món a decidir lliurement el nostre futur. No podem abaixar la guàrdia davant d’un Estat que es comporta cada vegada de manera més autoritària https://t.co/3vvStbrtGO
— Carles Puigdemont (@KRLS) April 1, 2018
Puigdemont está detido numa prisão perto da cidade de Neumünster. Os juízes alemães têm até maio para decidir se o vão extraditar para a Espanha.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com