Televisão russa difunde registo telefónico atribuído a Yulia Skripal
A televisão pública russa difundiu hoje um registo áudio apresentado como uma conversa telefónica entre Yulia Skripal, hospitalizada em Inglaterra após ser envenenada com seu pai Serguei no início de março, e a sua prima Viktoria.
© Facebook/ Yulia Skripal
Mundo Skripal
Os apresentadores do programa afirmam ter obtido este registo através de Viktoria Skripal, mas reconheceram não poder comprovar a sua autenticidade.
Nesta breve conversa em russo difundida na edição do programa "60 minutos" na cadeia televisiva Rossiya 1, quem é apresentada como Yuila Skripal exprime-se de forma muito desenvolta, afirmando que ela e o seu pai estão em fase de recuperação e que poderá deixar o hospital em breve.
"Está tudo bem, tudo pode ser resolvido, estamos todos vivos e em restabelecimento", declara a voz apresentada como Yuila, acrescentando que o seu pai "está a preparar-se para descansar, para dormir".
"A saúde de todos é normal, não existe nada de irreversível. Tudo vai correr bem", prossegue.
O hospital onde os Skripal estão internados indicou que o estado de Yulia "melhora rapidamente" e que "já não se encontra em estado crítico", ao contrário de seu pai, que permanece em estado "estável".
O envenenamento do ex-espião duplo russo Serguei Skripal e de sua filha em 04 de março, em solo britânico, provocou uma das piores crises nas relações entre a Rússia e o ocidente desde a Guerra fria e conduziu a uma vaga histórica de expulsões recíprocas de diplomatas.
Londres acusa Moscovo de envolvimento neste envenenamento através da utilização de um agente neurotóxico, enquanto a Rússia desmente as acusações e denuncia uma "provocação" e uma "campanha anti-russa".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com