O movimento dos Coletes Amarelos teve início em França e prolongou-se por várias semanas consecutivas. Esta manifestação que começou em jeito de protesto contra o aumento da taxa associada aos combustíveis inspirou os portugueses que ameaçam parar o país esta sexta-feira.
Um pouco por todo o país, entoa-se o hino e as bandeiras com as cores de Portugal são visíveis junto dos coletes amarelos envergados pelos manifestantes.
Percorra a galeria e veja as imagens dos protestos em várias cidades do país, sendo que Porto, Lisboa e Coimbra são as que registam maior adesão ao início desta manhã. Pode ainda acompanhar, ao minuto, este protesto aqui.
Saliente-se ainda que na cidade do Porto as autoridades registaram a ocorrência de uma agressão, nomeadamente por parte de um condutor a um manifestante.
Por sua vez, em Lisboa, a circulação já não se faz no anel interior da rotunda do Marquês de Pombal e a polícia colocou pinos no túnel para fazer com que as viaturas provenientes das Amoreiras sejam desviadas antes de chegar ao Marquês. Viveram-se ainda momentos de tensão entre polícia e manifestantes que tentaram furar o cordão policial junto à rotunda.
Recorde-se que os manifestantes, num manifesto divulgado na quarta-feira, propõem uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis.