Duas equipas portuguesas ganham medalha de prata na Olimpíada da Ciência

Duas equipas portuguesas ganharam hoje a medalha de prata na Olimpíada da Ciência da União Europeia (UE), um evento que reuniu 150 jovens europeus para provas nas áreas da biologia, química e física, em Almada, no distrito de Setúbal.

Notícia

© iStock

Lusa
10/05/2019 21:16 ‧ 10/05/2019 por Lusa

País

União Europeia

Portugal foi o país organizador e Almada a cidade que acolheu as 50 equipas, com jovens do ensino secundário oriundos de 25 países, que estão há uma semana a participar nas provas.

Os resultados foram conhecidos hoje no Teatro Joaquim Benite, em Almada, onde esteve presente o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que afirmou, em declarações à Lusa, ser este um "grande evento" e um "momento único", para testar os alunos nas áreas do conhecimento da biologia, física e química.

Uma equipa de jovens alemães venceu a Olimpíada, na qual Portugal esteve representado por 12 alunos, divididos por quatro grupos. Duas equipas portugueses conseguiram alcançar a medalha de prata.

"É importante vermos as mais-valias destas nossas equipas motivadas também pelo trabalho único dos seus professores, os seus preparadores. E, por outro lado, é absolutamente fundamental ter também esta oportunidade que as equipas portuguesas possam passar uma semana, neste caso em Portugal, para partilharem com 150 jovens de toda a Europa, que durante esta semana foram jovens cientistas", referiu Tiago Brandão Rodrigues.

As provas na área da biologia, química e física decorreram durante esta semana na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova), em Almada.

A iniciativa possibilitou, igualmente, que os alunos ficassem a conhecer o concelho de Almada, aproveitando até uma aula de surf na Costa de Caparica, além de um dia de visita a Lisboa.

A organização do evento foi assegurada pelo Ministério da Educação através da Direção-Geral da Educação e contou ainda com a participação de 53 professores investigadores da FCT Nova e 81 professores visitantes.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas