"Os suspeitos, que há pouco mais de uma semana foram detidos por furto de uso e danos nas bicicletas GIRA, foram já presentes ao juiz e devidamente condenados pelos crimes cometidos", pode ler-se numa nota enviada pela EMEL às redações.
Destaca ainda a Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa que "este é o resultado de um trabalho conjunto entre a EMEL e a PSP, que pretende acabar com atos de vandalismo, que causam danos consideráveis no património da cidade de Lisboa."
Recorde-se que no final de agosto, a EMEL anunciou que foram roubadas 189 bicicletas da rede Gira na capital portuguesa, entre junho e agosto, assinalando 54 tentativas de furto durante o mesmo período.
Em declarações à agência Lusa, fonte da EMEL esclareceu então que as tentativas de furto de bicicletas provocaram danos nos equipamentos, estando ainda por localizar 13 das 189 bicicletas roubadas.
Em comunicado, a empresa acrescentou que, com a cooperação da PSP, foram recuperadas três bicicletas furtadas, num valor de 2.420 euros.
Além das bicicletas, a EMEL tem verificado danos em parquímetros e nas docas da rede Gira.
De acordo com a empresa, as docas mais danificadas são as de Campo Grande, Entrecampos, Cais do Sodré e Jardim de Santos.