Alexandra Bento, atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), lidera a lista A, com o lema "Pelo valor da profissão", e o nutricionista Fernando Pichel encabeça a Lista B, com a máxima "Nutricionista -- Prestígio e Excelência".
O programa eleitoral da lista A apresenta propostas alicerçadas em cinco eixos estratégicos: "melhor qualificação e acesso", "mais e melhor emprego", "mais e melhor exercício profissional", "mais proximidade com os membros", "mais e melhor nutrição".
A atual bastonária, que se candidata ao terceiro mandato, afirma no programa que a sua equipa quer "contribuir para a melhoria das condições de trabalho e da qualidade dos serviços prestados pelos nutricionistas e, simultaneamente, garantir a defesa dos cidadãos em relação à prática na nutrição".
Já o candidato Fernando Pichel afirma no seu programa eleitoral que a sua candidatura se apresenta com o objetivo de congregar dois pressupostos: "o prestígio do nutricionista e a excelência do seu desempenho".
O nutricionista sublinha que a candidatura visa "garantir a defesa dos interesses dos cidadãos, assegurando e fazendo respeitar o seu direito a uma prática profissionais de excelência e, para tanto, recuperar e potenciar o prestígio da profissão através do rigor da formação".
Os 3.510 membros registados nos cadernos eleitorais da Ordem dos Nutricionistas podem votar presencialmente, ou por correspondência para eleger os órgãos nacionais da ON - Conselho Geral, o Bastonário e o Conselho Jurisdicional - para o quadriénio 2019-2023.
Este é o terceiro ato eleitoral na história da Ordem dos Nutricionistas, estabelecida a 01 de janeiro de 2011.
As últimas eleições realizaram-se em 2015, tendo sido reeleita Alexandra Bento com bastonária da Ordem dos Nutricionistas.