O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP deteve dois homens, com 31 e 42 anos de idade, pela prática de dois crimes de furto qualificado. A detenção ocorreu na madrugada do dia 24 de dezembro na Baixa Pombalina.
Alertados para o facto de estar a ocorrer um furto no interior de um estabelecimento, na zona da Praça das Novas Nações, pelas 5h25, uma equipa em serviço na zona deslocou-se ao local, tendo conseguido interceptar os dois assaltantes em flagrante.
No decurso das diligências, explica a PSP, foi possível então confirmar que os mesmos, para além do estabelecimento em causa, tinham também assaltado, momentos antes, outro a uns metros mais abaixo no mesmo bairro.
A PSP destaca que as medidas adicionais de reforço que a PSP implementou nestas zonas, tendo em conta a quadra natalícia, "permitiu encurtar ainda mais os tempos de resposta, e, em concreto, possibilitar a detenção destes suspeitos ainda durante o cometimento dos factos".
Os dois homens tinham na sua posse, para além da quantia de 200 euros (provenientes dos fundos de caixa dos dois estabelecimentos) e cerca de 1.000 euros em maços de tabaco.
Segundo a PSP, os dois detidos têm-se vindo a dedicar a este tipo de crimes como única forma de subsistência. Fazem-no através da quebra de vidro das montras e portas. Refere ainda a Polícia que os dois têm "um histórico dilatado no que toca a crimes e condenações por comportamentos lesivos da esfera patrimonial". Um deles, inclusive, já cumpriu pena de prisão num passado recente.
Depois de presentes no DIAP de Lisboa, foi-lhes aplicada a medida de coação de apresentações semanais.