"Foi confirmado esta semana o resultado para o qual estamos há bastantes meses a trabalhar que é a liderança portuguesa do centro multinacional de helicópteros que se instalará em Portugal, em Sintra, e que será o maior centro europeu para a formação de pilotos e tripulações de helicópteros", anunciou esta sexta-feira o ministra da Defesa, João Gomes Cravinho, em declarações à Agência Lusa.
João Gomes Cravinho esteve esta sexta-feira em Paris onde interveio numa conferência com a sua homóloga francesa Florence Parly, no âmbito de uma feira de recrutamento das Forças Armadas francesas.
A instalação deste centro multidisciplinar de treino de helicópteros em Sintra foi conhecida em julho do passado, mas a sua liderança ainda estava por definir. Assim, até 2021, será a Força Aérea portuguesa a assumir as rédeas desta formação europeia.
"Será uma liderança portuguesa que dará lugar à autonomia da instituição. Somos responsáveis por albergar o centro em Sintra com todo o processo que levará ao seu funcionamento autónomo a partir de 2021", precisou o ministro, referindo que Portugal manterá sempre "uma preponderância" nesta liderança.
O primeiro curso de pilotos vai começar já em 2020. "Já a partir de agosto de 2020 teremos o primeiro curso e o centro de formação de helicópteros estará em pleno funcionamento a partir de 2021, com os simuladores", indicou o governante.
Esta mudança, devido ao Brexit, vai contar com um investimento português de quatro milhões de euros.
Segundo o ministro português, este centro de treino vai concentrar também capacidades dispersas noutros países como a Alemanha e vai ter em permanência entre 20 a 25 pilotos vindos de vários pontos da Europa.