A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez, este domingo, um comunicado em que esclarece quem é considerado "contacto próximo" ao escritor Luis Sepúlveda - infetado com o novo coronavírus - e que, assim, deve contactar a linha Saúde 24.
O autor chileno esteve em Portugal na 21.ª edição do festival Correntes d'Escritas, que decorreu de 19 a 23 de fevereiro.
"De acordo com a informação disponibilizada pelas Autoridades de Saúde de Espanha, o caso teve início de sintomas a 25 de fevereiro", explica a DGS em nota enviada às redações. A mulher do escritor "parece também ter sintomatologia compatível, encontrando-se sob investigação", é acrescentado.
A "DGS solicita que todas as pessoas que podem ser definidas como contacto próximo do escritor Luis Sepúlveda e sua mulher" e "apenas essas" liguem para a SNS24 - 808 24 24 24.
São aquelas que:
- Tenham estado em contacto de proximidade (<1 metro) ou em ambiente fechado;
- Tenham viajado em conjunto no mesmo carro;
- Lhes tenham prestado cuidados de saúde;
- Sejam cohabitantes.
Recorde-se que a organização do festival Correntes d'Escritas criou "um grupo de acompanhamento", depois de confirmar que o escritor chileno, que esteve no encontro, está infetado com o novo coronavírus, foi hoje anunciado.
Luis Sepúlveda, de 70 anos, que vive em Gijón, Espanha, foi diagnosticado com Covid-19 e foi o primeiro caso de coronavírus nas Astúrias. Foi transferido, juntamente com a esposa que também apresenta sintomas, para o Hospital Universitário Central das Astúrias, em Oviedo, onde ambos se encontram em isolamento.