A Direção-Geral da Saúde (DGS) fez uma nova publicação no Facebook onde explica as medidas gerais para a utilização de máscaras durante a pandemia do novo coronavírus. A autoridade frisa que "nem toda a gente deve usar máscara" e revela como fazer uma utilização correta destes equipamentos de proteção.
A primeira 'regra' da DGS quanto a esta matéria é: "Só deve usar máscara quem tem indicação médica para tal". "Esta funciona como barreira para grandes partículas expelidas pelo utilizador e, desta forma, protege os outros", é ainda acrescentado.
Desta forma, para garantir a segurança de terceiros, terão de usar este equipamento "pessoas com doença respiratória" ou "pessoas com suspeita de estar doente de Covid-19". Contudo, a DGS sublinha: "Se está doente tem é de ficar em casa! Só deve sair com indicação expressa de um profissional de saúde".
Já com o objetivo de se autoproteger, devem usar máscara doentes imunossuprimidos e cuidadores de pessoas com Covid-19.
E que máscara usar? A autoridade da Saúde sublinha que "se lhe for indicado pelo profissional de saúde, deve usar máscara cirúrgica". Deve evitar as de pano, uma vez que "podem acumular resíduos ou até partículas infecciosas".
A DGS ensina ainda cinco passos que tem de tomar na utilização deste equipamento:
- Lavar bem as mãos antes de a colocar;
- Verificar se está perfeitamente ajustada ao seu rosto;
- Evitar tocar-lhe enquanto a está a usar;
- Mudar de máscara quando esta estiver suja ou húmida;
- Lavar bem as mãos antes de a retirar.
Por fim, há também um aviso: "O uso de máscara só é adequado se for aplicado conjuntamente com a higiene das mãos, etiqueta respiratória, limpeza das superfícies e distanciamento social".
Em caso de sintomas, contacte a Linha SNS24 pelo número de telefone 808 24 24 24.
Leia Também: Tenha cuidado. DGS esclarece: "Usar luvas na rua não é eficaz!"