Os portugueses já se habituaram à preenchida agenda de Marcelo Rebelo de Sousa, longe das formalidades de outros chefes de Estado. O Presidente vai à praia, o Presidente distribui comida aos sem-abrigo, o Presidente vai ao Chiado, o Presidente vai à livraria, o Presidente reúne-se com este ou com aquele, o Presidente visita o hospital, o Presidente tira selfie aqui e acolá, o Presidente engraxa os sapatos na rua, etc. Mas o mesmo não acontece lá fora.
Depois der ser notícia no Brasil, a última ‘aventura’ de Marcelo, uma ida ao supermercado, de máscara e calções de banho, foi elogiada por milhares de espanhóis nas redes sociais e deu até lugar a um artigo, intitulado “a foto do Presidente português no supermercado que surpreende mais o mundo que Portugal”, no El País.
De acordo com o jornal espanhol, “não há ninguém mais popular em Portugal do que o seu Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, o professor”, com quem “todos os portugueses já devem ter uma foto” e que “desde que venceu as presidenciais, com maioria absoluta, em janeiro de 2016, nunca viu a sua popularidade diminuir”.
E a “fórmula” secreta, revela o El País, é “agir como é: um político que dá abraços, conversa com todos e está ao lado do povo. A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era frequentemente conduzido pelo seu filho”.
Além disso, lembra a publicação, Marcelo prefere continuar a morar em sua casa, em Cascais, do que ocupar o Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República. “Lá [em Cascais] todos os dias, exceto durante a pandemia, quer seja verão ou inverno, dá um mergulho às 8h e seca-se calmamente na areia, enquanto turistas e jovens locais aproveitam a oportunidade para tirar uma selfie”, lê-se.
No sábado passado, recorda o jornal, Marcelo foi às compras. “Talvez tivesse sentido falta dos iogurtes bifidus, que tanto adora, ou precisasse de detergente para a roupa. Foi fotografado de máscara e de calções de banho azuis, um dos seus favoritos”, referem os espanhóis, acrescentando que “a sua presença não causou surpresa entre os cidadãos, acostumados a este tipo de comportamento pela parte do Presidente hoje na fila do supermercado, ontem a distribuir refeições aos sem-abrigo”.
Cuando los políticos son personas y no personajes. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Un ciudadano más. pic.twitter.com/bH17DC81Al
— Rosa Tamés (@RosinaTames) May 18, 2020
Já os internautas espanhóis partilharam, nas redes sociais, milhares de vezes a imagem do Presidente da República, na fila de pagamento, com a devida distância social e de carrinho de compras e teceram centenas de elogios. Num dos tweets lê-se: “Quando os políticos são pessoas e não personagens. Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente de Portugal. Um cidadão comum”. Já outro internauta, jornalista de profissão, conta que já teve a “honra” de o entrevistar e que Marcelo é tão “afetuoso, simples e educado, que parece um político de outro planeta”.
Es Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. Este fin de semana hacía la compra en un supermercado de Cascáis. Con mascarilla, distancia adecuada, sin seguridad... tuve la suerte de entrevistarle y es tan cercano, sencillo y educado que parece un político de otro planeta. pic.twitter.com/odGpSroy5t
— Miguel Valle Castaño (@miguelvalletv) May 19, 2020
O El País recorda ainda que Marcelo Rebelo de Sousa, “um dos fundadores do PSD, católico, comentador de televisão e adepto fervoroso do Sporting Clube de Braga, decidirá no outono se vai ou não se recandidatar à Presidência da República".