Neste momento, o lar, no distrito do Porto, com 212 utentes, tem 11 utentes infetados, que estão numa área específica e separados dos restantes, sendo um deles uma utente que havia testado negativo e que, posteriormente, e já hospitalizada, deu positivo, contou.
Além destes, a instituição tem nove utentes com familiares e oito internados.
Recorde-se que em maio o lar foi descontaminado pelo Exército Português e 59 utentes, entre infetados e dependentes, foram transferidos para três instituições de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
No início de junho, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que a situação no Lar do Comércio estava "controlada".
O Ministério Público instaurou um inquérito à atuação do lar.
Também um familiar de uma utente que morreu com covid-19 apresentou queixa contra a instituição, por alegada prática de vários crimes, e requereu a suspensão de funções dos órgãos sociais.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 454 mil mortos e infetou mais de 8,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.527 pessoas das 38.464 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.