A GNR de Faro desmantelou uma rede organizada de tráfico de estupefacientes no Algarve. Num comunicado enviado esta segunda-feira às redações, a autoridade revela que no âmbito desta operação foram detidas, ontem, 19 pessoas - 15 homens e quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e os 65 anos - por tráfico de droga.
As detenções foram o culminar de uma investigação, que decorria há cerca de uma ano e nove meses, que se focou na atividade de um grupo organizado que geria uma rede de distribuição e de tráfico de droga, liderada por dois suspeitos estrangeiros.
"O grupo operava essencialmente no concelho de Albufeira, mas estendia também a sua atividade a diversos outros concelhos do distrito de Faro, nomeadamente Portimão, Silves, Lagoa, Loulé, Olhão e Tavira", detalhou a força militar.
Ao que foi apurado, o grupo entregava droga em casas, moradias de férias ou hotéis na região, contando com "o apoio de diversos funcionários, exploradores e proprietários de estabelecimentos de diversão noturna que, mediante comissão nas vendas, entregavam a droga aos seus clientes".
No âmbito da investigação, foi ainda dado cumprimento a 69 mandados de busca - 30 domiciliárias, 29 a veículos e dez a estabelecimentos de diversão noturna -, tendo sido apreendido: 19.471 doses de cocaína; 2.511 doses de haxixe; 2.760 doses de heroína; 76 plantas de canábis; três armas de fogo; seis veículos; 39 telemóveis; 12 balanças e 39.483 euros e 365 libras e numerário.
A operação envolveu mais de 100 militares da GNR, tendo o Comando Territorial de Faro sido reforçado com militares da Direção de Investigação Criminal (DIC) e dos Comandos Territoriais de Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja. Os detidos serão presentes ao Tribunal Judicial de Faro amanhã, dia 17 de setembro, a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial.