Foram conhecidos novos resultados de testes efetuados à Covid-19 em relação com o surto nos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Bragança. De ontem para hoje, avança a RTP3, registaram-se mais três casos positivos, o que leva a um total de 123 infetados. São 102 utentes e 21 colaboradores. Uma idosa de 88 anos morreu hoje no hospital.
José Fernandes, porta-voz da instituição, revelou que dois destes novos positivos são "afetos aos lares" e um "colaborador que pensamos que o contacto seria via familiar, não tem qualquer relacionamento com os lares".
Ainda em declarações à televisão pública, o responsável destacou que "até ao momento, ainda não temos qualquer resultado positivo" na Unidade de Cuidados Continuados. Dos 145 testes realizados, "126 estão negativos e os outros 19 aguardam resultados".
Neste momento, "faltarão cerca de 170 pessoas por testar" na instituição, avançou José Fernandes, que acrescentou que a Misericórdia está "tranquila e a trabalhar", destacando um "aumento do voluntariado".
"Os nossos utentes estão todos estáveis, assintomáticos. Aqueles que apresentam ligeiros sintomas são, imediatamente, transportados para a urgência do Hospital de Bragança. Estão duas pessoas internadas lá e agora foi uma para observação", concluiu o porta-voz.
Proteção Civil quer controlo sanitário na fronteira com Espanha
O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, Francisco Guimarães, defendeu esta quarta-feira o controlo sanitário na fronteira com Espanha para deteção de possíveis casos de covid-19 que sejam "importados" de outros países europeus.
"Não queremos que as fronteiras sejam fechadas, mas antes que haja um controlo sanitário para quem entra e sai em Portugal, para a deteção de possíveis infeções provocadas pelo novo coronavírus. Esta, de resto é uma pretensão dos 12 concelhos do distrito de Bragança que integram a comissão", indicou.
Segundo o responsável, os números apresentados pelas entidades espanholas começam a ser uma preocupação do lado português e a Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança deixou a garantia de que está atenta.
"A Espanha está com uma média de infetados muito alta, o que está a preocupar toda a nossa região e o país e poderemos sofrer com esse aumento de casos", observou Francisco Guimarães.
Neste sentido foi deliberado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Bragança, a reativação dos centros Covid-19 naqueles concelhos onde foram "encerrados".
[Notícia atualizada às 15h08]