O bombeiro que testou positivo "deu o alerta na segunda-feira, após o que foi testado", comunicando o resultado positivo na quinta-feira, relatou o responsável da corporação.
Dos colegas com quem esteve em contacto, "um aguarda o resultado do teste e os outros três esperam por instruções da autoridade de saúde", acrescentou, explicando que estes quatro elementos cumprem isolamento, tal como o caso que teve resultado positivo.
"Todos eles estão assintomáticos. O único caso positivo foi provocado por um contacto com uma pessoa que estava positivo", disse Luís Elias.
Entre funcionários e bombeiros, acrescentou o presidente, trabalham no quartel 93 pessoas, decorrendo já "diligências" para apurar "como proceder para que todos sejam testados o mais depressa possível".
Luís Elias frisou que os cinco bombeiros em isolamento profilático "não provocam alterações na operação do quartel e que todos os serviços de socorro à população continuam assegurados".
Em Portugal, morreram 2.635 pessoas dos 149.443 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.