Até ao dia 11 de dezembro, diz a DRS, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 2.457 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram.
"Hoje há 19 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 997 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de três casos importados do Reino Unido e 16 casos de transmissão local, na maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados", refere o boletim da DRS sobre a situação epidemiológica da covid-19 na Madeira.
Sobre os casos confirmados hoje, a DRS assinala que quatro casos são na área da educação, tratando-se de três crianças com idades entre os 4 e os 10 anos que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Machico e Santa Cruz e um adulto com atividade profissional noutro estabelecimento de ensino, no concelho de Machico.
Três casos são na área da saúde, identificados no âmbito dos rastreios intra-hospitalares, designadamente dois doentes hospitalizados no Serviço Regional de Saúde e um profissional de saúde afeto a ao serviço público e ao sector privado.
Em todas estas situações, os planos de contingência dos serviços respetivos estão ativos assim como as respetivas investigações epidemiológicas.
A DRS adianta ainda que hoje há mais 14 casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 729 casos recuperados de covid-19.
À data, a RAM a contabiliza um total de três óbitos associados à covid-19.
"São 265 os casos ativos, dos quais 54 são casos importados e 211 são casos de transmissão local", informa, especificando que 28 são não-residentes e 237 são residentes na RAM.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 16 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 235 em alojamento próprio e 14 pessoas encontram-se hoje internadas, 10 na Unidade Polivalente e quatro na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à covid-19.
No total, há 194 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, um proveniente da operação de rastreio do aeroporto e 193 relacionadas com contactos com casos positivos.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 20.302 chamadas.
No que diz respeito à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1.868 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo.
Quanto à vigilância de viajantes, 8.347 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação 'MadeiraSafe'.
Relativamente aos testes para despiste de covid-19 realizados na RAM, a DRS assinala que, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 116.012 colheitas para teste à covid-19 realizadas até às 18:30 de hoje.
No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do Serviço Regional de Saúde para teste de PCR ascendem a 190.134.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.580.721 mortos resultantes de mais de 69,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 5.373 pessoas dos 340.287 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.