Portugal está com temperaturas muito baixas, mas não são só a manta e o aquecedor que são fundamentais nestas alturas de frio. Um cuidado redobrado com a alimentação é fundamental e, como tal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recorreu às redes sociais para aconselhar os portugueses sobre quais os cuidados essenciais neste campo.
"O frio intenso pode reduzir a sensação de sede, provocar subidas na glicemia e aumentar o risco para as pessoas com doença cardiovascular, pelo que todos os cuidados são essenciais", aponta a Autoridade para a Saúde, recordando as principais recomendações alimentares que podem ser adotadas nestes dias.
De recordar que o tempo frio vai continuar pelo menos até ao final da semana, em especial nas regiões do Interior Norte e Centro, onde as temperaturas mínimas podem chegar aos seis graus negativos, segundo adiantou a meteorologista Maria João Frada, em declarações à Lusa na terça-feira.
Como a alimentação pode ajudar a combater o frio?
- Beba água ao longo do dia - "Para além da água (com ou sem gás), opte por bebidas sem adição de açúcar, como infusões ou tisanas";
- Lembre-se da sopa de hortícolas - "Lembre-se da sopa de hortícolas como opção hidratante enriquecida em nutrientes";
- Faça refeições frequentes - "Faça refeições frequentes encurtando as horas entre elas";
- Coma fruta e hortícolas da época - "Lembre-se dos alimentos desta época. As romãs, as abóboras, as tangerinas, as beldroegas ou os dióspiros. Estes alimentos são interessantes fornecedores de água e de nutrientes essenciais";
- Consuma alimentos com teores mais elevados em vitamina D - "Nesta época do ano, a exposição solar diminui substancialmente. Consuma alimentos com teores mais elevados em vitamina D como é o caso de peixes como a sardinha, atum e a cavala. Ou prefira leite fortificado com vitamina D".
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas - "Evite a ingestão de bebidas alcoólicas. Ao contrário do que pode parecer, a sua ingestão provoca vasodilatação com perda de calor e arrefecimento do corpo".