Médico infetado transportado de urgência das Flores para a ilha Terceira
É o primeiro transporte urgente de um doente com coronavírus do Grupo Ocidental para outra ilha.
© Carlos Mendes
País Covid-19
A Força Aérea Portuguesa efetuou, na noite desta quarta-feira, o transporte urgente de um doente com Covid-19 da ilha das Flores para o Hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira, nos Açores.
O Notícias ao Minuto sabe que o doente em questão é um médico, que se encontra alocado ao Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, e que foi infetado durante uma viagem ao território continental.
O profissional de saúde soube que estava infetado há cerca de dez dias, antes de regressar ao trabalho, ao fazer o segundo teste obrigatório para quem chega ao arquipélago ou para passageiros que viajam das ilhas de São Miguel e Terceira.
De referir que este é o primeiro transporte urgente de um doente com coronavírus do Grupo Ocidental para outra ilha. Nem a ilha das Flores nem a ilha do Corvo têm hospital, apenas centros de saúde, o que faz com que, muitas vezes, haja necessidade de a Força Aérea efetuar o transporte para outras ilhas de doentes que necessitem de acompanhamento médico urgente.
O transporte foi efetuado pelo EH101 da Força Aérea. O momento foi registado pelas lentes de um residente da ilha e mostra o doente a ser transportado até ao helicóptero, assim como os militares e profissionais de saúde com os equipamentos de proteção.
Posteriormente, o açoriano Carlos Mendes partilhou as imagens nas redes sociais. Muitos foram os que aproveitaram para, nos comentários às fotos, desejar as rápidas melhoras ao médico infetado e para deixar palavras de agradecimento à Força Aérea pelo trabalho que desempenha na região.
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: AO MINUTO: Tendência de descida nos indicadores; "Um caos autêntico"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com