'Plástico: O Novo Continente', emitido pela cadeia de televisão portuguesa TVI a 10 de agosto de 2020, venceu, com a unanimidade do júri, pelas "imagens impactantes que refletem um enorme problema global e a invasão dos plásticos nos mares".
A reportagem premiada de Catarina Isabel Canelas Gonçalves foi realizada em conjunto com João Franco, Nélson Costa e Teresa Almeida.
Segundo reporta a agência noticiosa espanhola EFE, o Prémio Rei de Espanha destaca o trabalho que contribui para a comunicação de comportamentos e modelos de desenvolvimento sustentável, bem como para uma maior cultura socioambiental.
O trabalho documenta de forma extensa, com uma série de reportagens, entre outras, em Portugal, Cabo Verde, Bélgica, Noruega ou República Dominicana, os perigos que pressupõem a presença do plástico no oceano, sobretudo para os animais marinhos, para a vida selvagem, em geral, e para os seres humanos.
A reportagem recolhe opiniões de especialistas, investigadores, cientistas e de organizações conservacionistas e ecologistas que trabalham também na luta contra o plástico.
O Jornalismo Ambiental e de Desenvolvimento Sustentável é um dos galardões que destacam profissionais da comunicação social receberam hoje na 38.ª edição dos Prémios Internacionais de Jornalismo Rei de Espanha, a que concorreram 155 candidaturas de mais de duas dezenas de países ibero-americanos.
Leia Também: Bolsonaro critica imprensa e acusa-a de tratar Presidente como "vírus"