A Câmara de Lisboa está a preparar uma campanha de testagem "universal e gratuita" em que cada munícipe irá poder realizar, de forma gratuita, dois testes rápidos de antigénio mensalmente.
A informação, avançada pelo Público esta sexta-feira e confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte oficial da autarquia, indica que esta testagem vai ser levada a cabo nas freguesias da capital que apresentem incidência cumulativa a 14 dias superior a 120 novos casos por 100 mil habitantes.
Este processo de testagem, indica o jornal, decorre na sequência de um protocolo assinado com a Associação Nacional de Farmácias e terá início no final de próxima semana.
O executivo camarário pretende, com esta estratégia, monitorizar o desconfinamento gradual e, por isso, o plano de testagem estará em vigor enquanto for necessário, não se antevendo uma data limite para terminar.
As 24 freguesias de Lisboa vão ter locais de recolha prontos a ativar o plano caso ultrapassem o limite de 120 novos casos por 100 mil habitantes estipulado na matriz de risco do Governo.
Mais tarde, na rede social Twitter, Fernando Medina confirmou a testagem, indicando que os testes vão ser feitos em farmácias e que são uma "medida essencial para controlar o número de infetados e diminuir os focos de contágio".
Lisboa vai ter um plano de testagem em massa e gratuito. Os testes rápidos covid serão feitos nas farmácias. Uma medida essencial para controlar o número de infetados e diminuir os focos de contágio. #lisboaprotege pic.twitter.com/QORAwZaGIv
— Fernando Medina (@FMedina_PCML) March 19, 2021
[Notícia atualizada às 13h22]
Leia Também: AO MINUTO: Quem recusar AstraZeneca perde a vez; Haverá "verão normal"?