O lusodescendente Steve Maia Caniço desapareceu na madrugada de 22 de junho de 2019 após uma intervenção policial numa festa num cais, em Nantes, França.
O jovem participava na Festa da Música, uma data celebrada a nível nacional com diferentes eventos em toda a França, quando desapareceu. O seu corpo foi encontrado cinco semanas depois, no rio Loire, no caso que ainda hoje mexe com a justiça francesa e carece de explicações.
Hoje, vários agentes da polícia estão a ser questionados, como forma de se apurar o que estará na origem da morte de Steve.
Recorde-se que as imagens da intervenção policial na festa em causa deixaram muitos revoltados, considerando que a violência utilizada e o uso de gás lacrimogéneo poderia ser um dos motivos para o jovem ter caído ao rio. Steve, que não sabia nadar, morreu afogado, e levantou-se a hipótese de se ter tratado de um homicídio involuntário.
O Ministério do Interior francês chegou a abrir uma investigação à atuação das forças policiais, tendo-se afirmado que foi o arremessar consecutivo de objetos contra a polícia que a levou a recorrer ao uso de gás lacrimogéneo.
O procurador de Rennes, Philippe Astruc, explica que no final de janeiro deste ano que o IGPN - Inspeção Geral da Polícia Nacional fez um pedido para que fossem interrogadas testemunhas que não teriam feito parte das investigações iniciais.
Os inquéritos, esclarece, estão a ser feitos, sobretudo "a pessoal da Polícia Nacional envolvido na intervenção em causa ou na gestão da ordem pública na noite dos factos".
Leia Também: Insultos a humorista francês "não representam" comunidade portuguesa