O Ministério da Educação revelou, esta segunda-feira, que, desde que as escolas do ensino público e privado reabriram portas a 15 de março, foram realizados mais de meio milhão de testes á Covid-19 com "uma taxa de positividade de 0,13%".
Na última semana, adianta também a tutela, foram feitos 26 mil testes nas escolas dos 35 concelhos com uma taxa de incidência de mais de 120 casos por 100 mil habitantes e apenas 30 destes testes deram um resultado positivo ao novo coronavírus.
"Ou seja, uma taxa de positividade de 0,12%, mantendo os níveis que têm vindo a ser verificados desde o início do processo de testagem levado a cabo pelo Ministério da Educação", é esclarecido em comunicado.
O ministério detalha ainda que estes 26 mil testes de despiste à Covid-19 foram realizados a pessoal docente e não docente da Educação Pré-Escolar, do 1.º ciclo, da chamada 'Escola a Tempo Inteiro' e a alunos e trabalhadores do ensino secundário dos concelhos em causa.
A próxima etapa do processo de testagem decorre na semana que vem e irá ser levada a cabo, de novo, nos estabelecimentos de educação e ensino dos concelhos com maior incidência de Covid-19, "abrangendo o pessoal docente e não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico".
"O Ministério da Educação congratula-se pelo facto de assumir um processo de testagem em grande escala que está a contribuir significativamente para o aumento dos níveis de testagem do país", é ainda destacado pela tutela.
De acordo com o boletim da Direção-Geral de Saúde (DGS) desta segunda-feira, Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 158 novos casos e uma morte relacionada com a Covid-19. O Rt manteve-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 a nível do território continental.
Leia Também: É preciso "atuar já" nos planos de recuperação dos alunos